COMO FAZER A MANUTENÇÃO DO GERADOR DE ENERGIA ELÉTRICA? | HelpSíndico

Entre tantas tarefas, a manutenção do gerador de energia elétrica está na sua agenda. Mas, como realizá-la?

Para começarmos essa conversa, saiba que o gerador não pode ficar sem a manutenção durante muito tempo. Deixar esse procedimento de lado coloca em risco a vida útil do seu equipamento, levando a um processo corretivo que é bem mais caro.

Outro ponto é saber como realizar esse processo. Quanto a isso, fique tranquilo, pois neste texto trouxemos todas as suas dúvidas respondidas. Vamos começar?

Quando o gerador irá precisar de manutenção?

O gerador de energia elétrica é uma máquina bastante complexa e o processo de manutenção deve ser feito de modo preventivo, ou seja, antes que os problemas de fato apareçam.

A ideia da manutenção preventiva é fazer uma avaliação completa do equipamento, executando a troca de alguns componentes. Com isso, evita-se que o gerador tenha algum problema que interfira no seu funcionamento e o leve a uma manutenção corretiva, procedimento que é mais caro.

Essa verificação deve ocorrer mês a mês, com intervalo máximo de 60 dias. Deste modo, é possível conferir todos os sistemas e testá-los, caso algum apresente problemas, será reparado.

Além de serem mais baratas, as manutenções preventivas evitam que as máquinas sejam forçadas a trabalhar com deficiências até a sua total exaustão.

A quebra e paralisação definitiva pode somar danos muito maiores que se imaginava e, muitas vezes, serem irreversíveis. Dependendo do estrago, o condomínio terá que fazer novas aquisições, impactando diretamente no planejamento anual como um todo.

Passo a passo da manutenção do gerador de energia elétrica

Para começar, o equipamento é composto de 4 sistemas que trabalham em conjunto para fornecer energia. São eles: sistema de combustível, lubrificação, arrefecimento e elétrico.

Cada um dos sistemas é composto por diferentes sistemas que precisam ser verificados um a um com total atenção.

No passo a passo, a manutenção deve verificar cada um dos sistemas e seus componentes, realizando testes. Em alguns casos, é necessária a troca de peças, como os filtros de ar e óleo, por exemplo.

A limpeza de outros componentes, caso das peças no sistema de arrefecimento, também são indicadas. Esse processo deve ser executado no tempo certo, mas a verificação é sempre necessária.

 Ao longo da manutenção, é necessário ligar o gerador de energia elétrica para realizar os testes e verificar o funcionamento dos sistemas.

Contrate uma empresa especializada em manutenção

Você deve ter percebido que o gerador de energia elétrica é um equipamento delicado. A manutenção é um processo igualmente complexo e demanda conhecimento técnico para não danificar a máquina.

O ideal é que esse processo seja feito por um técnico especializado e capacitado para manusear o equipamento. Ele saberá exatamente como realizar os testes e verificar com atenção se está tudo funcionando corretamente.

Caso algum componente apresente um problema, também é capacitado para repará-lo, sempre visando o funcionamento do grupo de gerador.

Por esses fatores, é muito importante contar com uma empresa especialista em manutenção de geradores. Neste caso, você pode confiar no nosso trabalho, pois encontraremos a melhor empresa especializada para atender ao condomínio.

Blogs
O que há de Novo Tendências

Blogs Relacionados

Assine o boletim

Receber as últimas notícias e atualização

Boletim BG

Estamos de cara nova!

Para acessar o novo portal, basta clicar em “Área do Cliente”. 

Lá você terá acesso a segunda via de boleto, reserva de áreas comuns e todas as outras comodidades que já está habituado.